09/06/2009

* na sorte de um amor tranquilo com sabor de fruta mordida

Morangos ao Creme Afrodisíaco de Balsâmico


Confira essa guloseima super fácil e bacana que vai deixar o seu benzinho todo dengoso no dia 12.
Irresistível ... mesmo!!




foto: llunkes


A ordem do dia é "no stress in the kitchen, baby", correto? Mas vocês irão concordar comigo que seria híper "cute" surpreender mister-or-misses-one com aquela sobremesinha sexy, feita com todo o seu carinho e que daria um garantido up nos eventos conclusivos daquela noite pra lá de especial. Então ... "tásperando" o quê ?? Vai lá e compra os ingredientes, pô !! O dia dos namorados é logo ali!

a receita
( para 2 porções, obviamente)

As pessoas ainda entendem o Aceto Balsâmico como um mero vinagre para saladas e ponto final. Mas esse ingrediente pode tornar-se um descolado coadjuvante em outras combinações menos convencionais e super saborosas. Com excelentes resultados nas parcerias com frutas - principalmente morangos - a adição do aceto nesse preparo deixará o creme suavemente azedinho e deliciosamente perfumado harmonizando perfeitamente com as frutinhas vermelhas. Nada que irá lembrar a sua salada de rúcula com tomates secos, eu prometo ! E para aumentar ainda mais a generosa lista das qualidades do bacanão aí, o aceto balsâmico tem o oportuníssimo-e-pra-lá-de-benvindo bônus de ser considerado um eficiente afrodisíaco. Ntão tá, né ... bingo!!

1/2 xícara de aceto balsâmico
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de creme de leite fresco
3 gemas de ovos
12 morangos, partidos ao meio longitudinalmente
4 colheres de sopa de uma granola bacana

para o creme

1. Coloque em uma panela de fundo inoxidável o açúcar e o aceto balsâmico. Leve ao fogo e com um pincel de confeiteiro que foi mergulhado em água fria pincele os lados da panela de forma a retirar todo o açúcar residual de suas paredes ( se você não fizer isso o seu caramelo poderá cristalizar e tudo vai por saco).
2. Cozinhe até o aceto evaporar e formar um caramelo escuro (*) e acrescente o creme de leite . Mantenha-se afastado da panela pois a adição do creme irá provocar uma hiper atividade e você poderá se queimar.
3. Deixe cozinhar até que todo o caramelo se dissolva no molho.
4. Baixe o fogo e acrescente os ovos batendo vigorosamente sem parar até o molho ficar cremoso. 5. Retire imediatamente do fogo e continue batendo para baixar um pouco a temperatura. Reserve.

ao servir

1. Distribua os morangos em duas taças. Sobre ele coloque a granola e o creme balsâmico ainda morno ... e vá correndo agradar o seu benzinho !! Psiu, não esqueça as taças ...

***
(*) Tenha um pote com água fria com você antes de começar a preparar o creme. Para testar se o caramelo balsâmico está no ponto, retire um pouco deste com a ponta de uma colher e mergulhe imediatamente na água fria. Faça o teste com a ponta dos dedos. Se ele ficar no ponto de bala ( uma pasta espessa mas ainda maleável) ele estará pronto para receber o creme de leite. Imediatamente . Não perca tempo ou o seu creme e a sua noite de amor irão queimar. And it would be very bad ! Too bad, indeed!!!

06/06/2009

* salada de língua de cordeiro com figos e rúcula

A essa altura imagino que os seus filamentos capilares estejam todos eletricamente apontando para o infinito. Pudera !! Língua de cordeiro soa nada sexy, eu sei ... ainda mais emaranhada com figos, quiabo, cebola roxa e rúcula !
Mas quem sabe dessa vez você premia o chefinho com o seu voto de confiança e resolve arriscar ? Prometo que não haverá arrependimentos. Só cumprimentos ! Bom apetite !
.foto: llunkes
.
.ingredientes
(4 pessoas)
.
8 figos , cortados em cubos
2 xícaras de rúcula baby
4 quiabos fatiados finamente
1/2 cebola roxa pequena, fatiada bem fina
400 mls de vinagre de maçã
1 xícara de açúcar mascavo
1 folha de louro
8 cravos da índia
1 colher de chá de erva doce
sal marinho
3 dentes de alho esmagados
1 raminho de tomilho
4 línguas de cordeiro
.
para o vinagrete
.
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1,5 colheres de mostarda em grãos
1 dentre de alho esmagado
8 colheres de sopa de óleo de oliva extra-virgem
.
.
procedimento
.
1. Lave bem as línguas em água fria corrente. Deixe de molho por uns 30 minutos trocando a água umas duas vezes. Escorra e reserve.
2. Coloque numa panela o vinagre de maçã, o açúcar, uma pitada de sal, as sementes de erva doce, os 3 dentes de alho, os cravos da índia, o louro e o ramo de tomilho. Deixe ferver, abaixe o fogo e adicione as línguas. Cozinhe por uns 8 minutos, ou até ficarem firmes.
3. Desligue e deixe esfriar. Leve para a geladeira por umas 10 horas.
.
.
Ao servir
.
4.Misture todos os ingredientes do vinagrete.
5. Retire as línguas de seu líquido e remova a pele . Corte em fatias muito finas.
6. Num recipiente: misture a cebola, as línguas fatiadas, os quiabos e a rúcula. Misture bem. Adicione o vinagrete e incorpore. Coloque sal a gosto. Por fim, inclua os figos cuidadosamente. Misture e sirva.
.
***